Mais de 23 mil pessoas passaram pelo cemitério municipal durante a celebração do Dia de Finados, no último dia 2. A constatação é da pesquisa feita pelo Instituto Real Dados, encomendada pela Funerária Luz e Vida. Foi a primeira pesquisa do gênero no município e teve por objetivo traçar um perfil das pessoas que foram fazer orações e preces pelos entes queridos.
O levantamento mostrou que a maioria dos visitantes, cerca de 57%, ou 13,2 mil, era formada por homens. As mulheres somaram 10,1 mil e representaram 43%. Dos visitantes, 14,6 mil correspondente a 62%, foram adultos. Idosos foram 4,5 mil (19%), crianças até 10 anos, 2,5 mil (11%) e adolescentes, com 1,7 mil (7%).
Só Notícias apurou que o horário mais frequentado foi entre as 15h e 18h, quando passaram pelo cemitério cerca de 8,7 mil pessoas. Entre 9h e 12h foram 6,2 mil visitantes e das 7h as 9h, 5,2 mil. Com menor frequência de pessoas ficou o horário entre as 12h e 15h, quando 3,2 mil pessoas foram ao cemitério.
A pesquisa revelou ainda que o fluxo de pessoas foi maior no portão de entrada da avenida André Maggi, por onde passaram 12,6 mil pessoas. Na entrada da avenida da Saudade, foram 10,7 mil.
O empresário Renato Leonel, da Luz e Vida, disse que, com o lenvatamento, será possível saber quais as necessidades do público para o ano seguinte. “Oferecemos alguns serviços, como distribuição de água e medimos a pressão de pessoas idosas. A partir de agora, faremos o levantamento todos os anos, para oferecer um serviço de melhor qualidade não só para os clientes, mas para a comunidade em geral”.
Familiares e amigos celebram no Dia de Finados fazendo orações e preces para que suas almas estejam com Deus.