PUBLICIDADE

Sinop passa ter centro que deve aumentar acordos e reduzir ações judiciais

PUBLICIDADE

A desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Núcleo Permanente de Métodos de Resolução de Conflitos, inaugurou, esta noite, em Sinop, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, que está instalado em uma faculdade particular. A desembargadora disse, ao Só Notícias, que com a unidade, o número de processos diminui pois as partes envolvidas recebem auxílio do judiciário e, com os acordos, os problemas não se tornam processos judiciais. Também é a forma mais barata e rápida de resolver os problemas de menor complexidade.

“Se eu estiver passando por um conflito de interesse, uma dívida ou um problema com alguém, eu venho até esse centro dou entrada no meu caso e solicito uma audiência, a outra parte comparece e com a ajuda dos conciliadores e mediadores esse problema será resolvido de forma concensual, com a minha ajuda para encontrar a solução que melhor se adapta ao caso, disso gera um documento que me dá garantia que se a outra parte não cumprir o prometido eu tenho um documento para executar esse acordo”, disse.

Clarice também disse que o centro é um avanço para a sociedade porque possibilita uma solução mais satisfatória, sem que a pessoa tenha que gastar com advogados e de uma forma muito rápida. Segundo a desembargadora, vai diminuir consideravelmente o número de processo na comarca porque os que já estão em tramitação poderão ser solucionados em mutirões. Porém, ela não mencionou um percentual para essa diminuição.

O Fórum de Sinop tem aproximadamente 52 mil processos tramitando. Conforme o cronograma do Poder Judiciário de Mato Grosso, o município de Peixoto de Azevedo também contará com o serviço a partir de hoje. No último dia 9 quem passou a oferecer foi Tangará da Serra e, no dia 5, Juína.

A solenidade de instalação em Sinop reuniu magistrados, advogados, professores e acadêmicos.

(Atualizada às 09:24h em 14/12)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE