PUBLICIDADE

Sinop passa a ter plano gestor para melhorar arborização, coibir podas drásticas e cortes sem autorização

PUBLICIDADE
Redaçào Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O plano gestor de arborização urbana da cidade passa a ser reforçado por diversas entidades que, juntamente com o poder público, desenvolverão atividades para tornar a cidade melhor arborizada. A decisão foi tomada, ontem, no 1º workshop sobre arborização urbana, realizado pela União das Entidades de Sinop e prefeitura e firmado protocolo de intenções, apontando os problemas enfrentados no município e as ações necessárias para a melhoria da arborização urbana.

Os problemas são de podas drásticas, retiradas de árvores por motivos fúteis, feitas sem autorização da prefeitura, uma vez que faltam fiscalizadores na secretaria de meio ambiente, falta de treinamento adequado para plantio e podas, manter o foco em espécies e mudas adequadas para a região, falta de incentivos para pesquisas voltadas à encontrar espécies nativas que se adequam com o projeto e infraestrutura urbana, entre outros.

Entre as soluções, as entidades e o poder público farão conscientização ambiental dos moradores sobre os benefícios da arborização, fazendo com que perdure a ação entre gerações, relação da arborização com a infraestrutura urbana, para que sejam elaborados projetos, pensando na árvore em seu tamanho final, para que não seja necessária a retirada, ou que seja feita de forma indevida e muito mais.

Os representantes das entidades participantes no evento se comprometeram a fazer parte do plano gestor até sua conclusão, à fim de manter a aceleração do processo de realização do projeto.

Conforme Só Notícias já informou, o prefeito Roberto Dorner (Republicanos), que participou das palestras e debates, na Unesin, declarou que Sinop tem a capacidade de se tornar o município referência para o Estado na ampliação da cobertura verde da área urbana até 2030. “Com a união de esforços dos setores”, “Sinop tem potencial para se tornar a nova referência no quesito arborização da cidade. Com esse documento que será construído aqui, de forma organizada e planejada, poderemos servir de referência para Mato Grosso”, declarou.

O evento teve três palestras presenciais com Maurício Sampaio, coordenador do plano gestor de arborização urbana de Maringá (PR), considerada cidade modelo em arborização no Brasil, da secretaria do Meio Ambiente, Ivete Malmann e do médico sinopense Milton Malheiros, idealizador da Associação Floresta Urbana.

A população pôde acompanhar durante todo o dia on-line, pelo Google Meet.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE