Há um mês do início da Promadeira, Feira Internacional de Madeira, Móveis, Máquinas e Equipamentos do Setor de Base Florestal, que acontece em Sinop de 25 a 28 de agosto, já foram comercializados mais de 70% dos 150 estandes para indústrias de máquinas, serras, produtos diversos para madeireiras, bancos, reflorestadoras, fabricantes de móveis e artesãos.
De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte de Mato Grosso (Sindusmad), José Eduardo Pinto, apesar de ainda ter espaços para serem comercializados, há a possibilidade de aumentar em 10% a quantidade. A programação da feira ainda está sendo definida, porém, será direcionada e focada no setor de base florestal.
Eduardo disse, ao Só Notícias, que haverá uma palestra sobre lei n° 11.284 de 2 de março de 2006, que trata da concessão de florestas públicas que poderão ser exploradas para produção sustentável. O manejo florestal será tema da explanação de um técnico da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária). Também serão abordados assuntos como o reflorestamento, o futuro do setor madeireiro e a questão ambiental.
“O slogan da feira nessa edição é a sustentabilidade através do manejo florestal para que a indústria madeireira perpetue no Estado. Além de levar ao conhecimento da sociedade como funciona o manejo, como é a recuperação dessas áreas também será detalhada a sustentabilidade do setor”, finalizou o presidente.
Além de expositores, palestras e workshops, a feira contará com o 3° salão de móveis, decoração e artesanato, 4° encontro internacional e 2° encontro nacional de negócios, visitas técnicas, além de show nacional e mini-cursos de aproveitamento da madeira.