Diariamente dezenas de ocorrências de extravios de documentos são registrados na delegacia da Polícia Civil de Sinop. Este fato tem causado congestionamento e até fila espera para registro dos boletins. De acordo com explicações do delegado Bráulio Junqueira, perdas de documentos (extravios) como CNH, CPF, RG, entre outros, não são crimes e podem ser registrados nos próprios órgãos expedidores como, por exemplo, na Receita Federal e Detran.
Para se ter uma ideia do montante deste tipo de ocorrência, na terça-feira (8), os policiais civis registraram, em geral, 54 ocorrências. Deste montante, nove foram sobre ameaças, doze furtos, um roubo e 32 casos de extravios de documentos (entre pessoas e de veículos). Junqueira afirma que esta é a média diária de ocorrências. São 400 boletins por semana e mais de 1,4 mil ao mês.
Para desafogar o atendimento no local, o delegado disse, ao Só Notícias, que baixará nos próximos dias uma portaria que pretende informar a população sobre algumas mudanças no novo sistema de atendimento. Junqueira disse que irá procurar a imprensa para divulgar o novo sistema e facilitar o entendimento das informações sobre o trabalho da polícia.
Ele acredita que se as pessoas procurarem os órgãos para requisitarem as segundas vias de documentos extraviados, o atendimento na delegacia deve melhorar e dar importância apenas aos crimes.