O imbróglio das creches em construção nos bairros Sebastião de Matos, Jacarandás e Jardim das Nações, deve continuar por um bom tempo. Só Notícias levantou informações que a prefeitura decidiu, efetivamente, romper o contrato com a empreiteira, de Brasíli,a que iniciou as obras em 2012.
“Houve dificuldades da empresa em repassar a obra para terceiros, no caso, uma empreiteira de Sorriso. Já estava tudo certo, a nova empreiteira já tinha até assinado o contrato mas a outra voltou atrás, disse que só repassaria de forma "amigável", mas o contrato preceitua multa”, explicou o secretário José Pedro Serafini.
Com isso, a prefeitura teve que encerrar as tratativas para terceirização e romper o contrato. A empreiteira que começou e não terminou as creches levará multa (valor não informado), mas pode recorrer e o processo se estender por pelo menos uns 6 meses.
As obras estão abandonadas e o que já foi construído, está se deteriorando. No Jardim Jacarandás, o mato toma conta do imóvel, que fica bem ao lado de uma escola municipal. Somente a estrutura básica foi erguida. Falta reboco, piso, forro, acabamento – praticamente 60%.
Na unidade do residencial Sebastião de Matos a situação é semelhante, tem indícios de estar sendo utilizado por usuários de drogas, com paredes pixadas e muita sujeira. O local se tornou abrigos de sem tetos, focos de mosquitos da dengue e outros insetos.
No Jardim das Nações, a creche também está abandonada, com o mato praticamente adentrando a sede. De acordo com vizinhos, a noite o local é constantemente utilizado por viciados e para outras práticas
A construção dos Centros de Educação Infantil foi lançada em 2012, com recursos liberados pelo Programa de Ações Articuladas (PAR) e orçado em R$ 1,2 milhão, com contrapartida municipal em R$ 12,9 mil.
O prazo de conclusão já foi prorrogado duas vezes. O prefeito Juarez Costa foi duramente criticado e o caso já foi até levado ao Ministério Público por alguns vereadores, mas pelo jeito, não será resolvido tão cedo.
A demanda de vagas para educação infantil nas creches do município passa de 1.500, segundo levantamento da própria prefeitura.
(Atualizada às 09:09hs)