É preocupante a situação do trânsito na maior cidade do Nortão e no perímetro urbano, que compreende também parte das rodovias de acesso a Santa Carmem, Vera, Juara e Cláudia. O número de mortos em acidentes neste ano já ultrapassou o registrado em 2006, quando 32 perderam suas vidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, responsável pelos atendimentos, de janeiro a primeiro de novembro foram contabilizadas 33.
O número pode ser ainda maior, levando-se em conta que faltam 52 dias para o final do ano. Junho lidera o quadro de ocorrências com 8 vítimas fatais. Em abril foram 5 mortes e, em janeiro, outras 5. Em outubro foram 4. Segundo a corporação, acidentes automobilísticos predominaram entre janeiro a novembro, seguido por motociclísticos e atropelamento de pedestres. Na BR-163 e a MT-140 (Sinop-Santa Carmem) houve o maior número de acidentes com vítimas fatais. Avenida das Itaúbas é a terceira.
“Isso preocupa devido ao grande índice de acidentes mais graves”, declarou major Átila Wanderley da Silva, comandante dos bombeiros.
Na cidade, os acidentes ocorrem com maior freqüência durante os horários de pico, às 7h, 11h, 13h e às 17h, e em vias onde se concentram grande fluxo de pessoas. O excesso de velocidade também é apontado como uma das causas para o aumento no número de vítimas fatais.