Novas regras de estacionamento devem resolver os problemas de motoristas que trafegam na avenida Júlio Campos e encontram problemas em deixar seus veículos e motos, principalmente em horário comercial, devido ao grande fluxo. A prefeitura, em parceria com Secretaria de Trânsito, Contran, representantes do comércio, entre outros colaboradores, implantará, ainda esta semana, um projeto piloto na avenida.
Os condutores poderão deixar os veículos nos dois lados de cada pista, podendo utilizar as laterais dos canteiros. Entretanto, segundo o prefeito Nilson Leitão, o projeto está em fase teste, e a autorização será válida, inicialmente, somente no trecho entre a praça Plínio Callegaro e a avenida das Itaúbas. “A prefeitura colocará as placas em horários definidos, autorizando o estacionamento nos quatro lados da avenida. Com isso, diminuirá a velocidade, principalmente da praça Plínio até as Bandeiras, mas aumentará a quantidade de veículos estacionados”, destacou Leitão.
Um levantamento realizado pelo poder público mostrou que grande parte dos veículos estacionados na avenida Júlio Campos são de funcionários de empresas e bancos. “Quem tiver pressa, por exemplo, e sair para a BR-163, terá que pegar outras vias. Usar as avenidas paralelas, porque a Júlio Campos é uma avenida comercial”, acrescentou.
O novo sistema, conforme Leitão, será testado nos próximos 60 dias. Se for viável, poderá ser implantado em outras ruas e avenidas comerciais do município, como a Tarumãs.
A Guarda Municipal de Trânsito trabalhará com a orientação nos locais. “Haverá uma massificação desta nova medida. A placa que regulamentará já será colocada a partir desta sexta-feira e os motoristas terão que observar a sinalização na avenida”, completou o secretário de Trânsito, Raimundo Hedvaldo Costa.