A secretaria estadual de Saúde de Mato Grosso viabilizou a transferência de nove pacientes que esperavam atendimentos no Hospital Regional de Sinop para o Metropolitano, em Várzea Grande, e foi possível graças à parceria entre a secretaria e a prefeitura de Sinop. A secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Deisi Bocalon, explica que a estratégia de remoção foi pensada como uma alternativa para desafogar os leitos e reduzir a angústia de pacientes que esperavam há mais de dois meses por procedimentos cirúrgicos.
“Foi um esforço conjunto. A secretaria municipal de Sinop ajudou nas transferências e no suprimento de materiais médicos por um período de dez dias, enquanto o Hospital Metropolitano está disponibilizando a equipe de ortopedia até nos finais de semana”, destacou Deisi. Dentre os pacientes que obtiveram a remoção, havia casos de fratura óssea, ferimento por arma de fogo e lesão na coluna.
“O caso do Hospital Regional de Sinop é muito grave. Como forma de dar vazão à fila de espera para procedimentos de alta complexidade, optamos por transferir alguns pacientes para outra unidade e acelerar o atendimento hospitalar no município”, explicou o secretário estadual, Gilberto Figueiredo, através da assessoria.
Na última quinta-feira, conforme Só Notícias antecipou, o governo do Estado divulgou o decreto que determina a intervenção no gerenciamento, na operacionalização e execução dos serviços de saúde no Hospital Regional de Sinop, até então administrado pelo Instituto Gerir. O secretário Gilberto Figueiredo esteve no hospital e acompanhou o processo de retomada da unidade hospitalar. Ele coordenou reuniões de alinhamento com diversos setores da Saúde, para reavaliação dos contratos com fornecedores, verificação do patrimônio estatal e apreciação dos sistemas de controle foram assuntos que pautaram os diversos encontros.