Os moradores do bairro Jardim Maringá 2 vão realizar, amanhã, um mutirão de limpeza com objeto de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti. A moradora Juliana Brandão Medeiros Amorim disse, ao Só Notícias, que existem muitos terrenos vazios com entulho e lixo. Alguns proprietários já foram notificados, mas ainda não realizaram a limpeza.
Um panfleto está sendo divulgado em uma rede social, orientando os moradores que providencie sacos plásticos, carriolas e luvas. O mutirão está programado para ocorrer a partir das 15h. O lixo recolhido será depositado em uma caçamba, que estará na rua das Ninfeias com Cerejeiras.
Juliana disse que é necessários o empenho da população no combate ao mosquito da dengue. “Muitas pessoas do bairro já contraíram a doença. Precisamos agir o quanto antes”.
Conforme Só Notícias já informou, Sinop continua liderando, no Estado, o número de notificações da doença. De janeiro a novembro, foram 3.374 notificações e cerca de 1,5 mil casos confirmados. Os bairros Jardim Imperial, Palmeiras, Violetas, Oliveiras e Recanto dos Pássaros têm maior incidência de focos do mosquito.
Os principais criadouros estão em plantas que acumulam água, piscinas e vasilhames. Os agentes estão notificando e aplicando multas nos donos de imóveis flagrados com focos. O valor é 100 Unidades Fiscal de Referências (Ufirs), que equivale a R$ 216, independente da quantidade de focos encontrados.