Moradores da avenida São Francisco, nos bairros Residencial Buritis e São Francisco, avistaram uma sucuri-verde (Eunectes murinus) em uma vala de escoamento, ontem. “A gente tá preocupada com ela porque a população vê ela aqui no valetão e começa a jogar pedra, fica provocando, entra no valetão, filma, tira foto, chuta”, disse uma moradora.
O professor de ecologia e herpetologia, Domingos Rodrigues, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirmou, ao Só Notícias, que a espécie não é peçonhenta. “O problema maior dela é se pegar crianças, essas coisas, mas ela não ataca. Gosta de ambiente aquático e é muito difícil entrar em casas. Só que a pessoa tem que evitar porque pode machucar. Ela tem dente. Não vai causar acidente, mas pode ter um certo problema”, relatou.
Domingos ainda explicou que a sucuri-verde não está com risco de extinção e não costuma aparecer em centros urbanos. “São bichos semiaquáticos, então ela acompanha muito as questões da água, então provavelmente essas valas devem ir à água até os riachos. E como está tudo alagado, chovendo muito, elas podem vir até pra outras localidades, mais pra cidade, mas por causa desse volume de chuva que tá acontecendo”, explicou.
Por fim, ele recomendou que as pessoas não se aproximem porque o perigo delas se aproximarem e entrarem em casas é baixo.
Inscreva-se no canal de Só Notícias no YouTube clicando aqui