O paisagismo urbano visa embelezar a cidade e melhorar a qualidade de vida de seus moradores e a prefeitura tem investido na revitalização de passeios públicos, em parques e em áreas verdes. No início da gestão, mais de 20 mil mudas de diversas espécies entre flores, forrageiras, palmeiras e outras arbóreas foram adquiridas para revitalizar os canteiros centrais das principais avenidas da cidade. A partir dessas unidades, o Viveiro Municipal Roque Canelli passou a reproduzir todas as amostras. Até este ano, mais de 300 mil mudas já foram reproduzidas e plantadas.
Para o secretário Daniel Brolese, melhorar o paisagismo urbano é deixar a cidade mais atraente e bonita para investidores econômicos. “Sinop é uma cidade planejada com ruas e avenidas largas e merecia esse embelezamento com flores adequadas para a nossa região. Investir no paisagismo é resgatar a integração do cidadão com os espaços públicos, é valorizar o munícipe, agradar os visitantes e atrair investidores”, enfatizou, através da assessoria.
Sinop possui mais de 30 metros quadrados de área verde por habitante, 150% a mais que o recomendado pelo ONU que é de 12 metros quadrados. O Parque Florestal, por exemplo, é uma área de preservação e conservação de 100 hectares com a presença de espécies vegetais nativas e habitat para centenas de animais. De acordo com a prefeitura há mais de 10 reservas ambientais importantíssimas para a qualidade do ar no meio urbano.