A concessionária Nova Rota do Oeste, responsável pelo trecho da BR-163 de Sinop a Itiquira (850 km), divulgou que, de janeiro a novembro deste ano, foram registradas 743 ocorrências com motocicletas, sendo que 579 (78%) ocorreram em áreas urbanas e em 82% das vezes houve feridos. Sinop registra quase metade dos acidentes, foram 307 casos (264 em área urbana), seguido por Rondonópolis com 97 casos (78 em área urbana) e Várzea Grande com 96 (93 em área urbana).
“Além da falta de uso de equipamentos de proteção, como o capacete, e até mesmo da ausência da habilitação, observamos que os motociclistas subestimam os riscos existentes em uma rodovia, onde o tráfego é majoritariamente de carga. Na maioria das vezes, o motorista da carreta nem vê a motocicleta e acaba ocorrendo o acidente”, comentou Wilson Ferreira, diretor de operações e tecnologia da concessionária, por meio da assessoria.
O diretor ressalta a relevância de o motociclista ter certeza de que está sendo observado pelo motorista do veículo vizinho e evitar pontos cegos. Além disso, reforça que, na BR-163, as velocidades desenvolvidas são mais altas que nas cidades e os veículos são naturalmente mais pesados, uma combinação que exige um tempo de resposta maior para evitar colisões.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.