Lixo doméstico, partes de árvores, sacos e garrafas plásticas, além de restos de construções foram despejados, esta manhã, em frente ao antigo lixão de Sinop, na estrada Brígida. A ação irregular volta a se repetir uma semana depois que “jeriqueiros” e “freteiros” foram advertidos e proibidos pela prefeitura de descarregar este tipo de material no local.
Todo o tipo de detrito da cidade era depositado ali. No entanto, há cerca de um ano, por decisão dos órgãos de meio ambiente municipal e estadual ficou proibida a utilização do local para este tipo de acomodação do lixo. A área fica muito próxima de sítios.
Todavia, com a proibição de utilizar o lixão, este material está sendo depositado na margem da estrada. A qualquer momento, o trafego no local poderá ser interrompido devido ao montante de entulho que se acumula no local.
O secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues, afirmou que sua pasta não é mais responsável pela fiscalização do local. Ele afirmou que a prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Obras, disponibiliza, desde a semana passada, uma máquina que espalha e retira o entulho e o lixo do local.
No entanto, a todo instante mais e mais lixo é depositado na região e não há nenhuma fiscalização mais rigorosa sobre este tipo de infração. Por outro lado, os freteiros reclamam e afirmam que já exigiram da administração outro ponto para descarga deste material, mas até o momento, não foram atendidos.
(fotos: Tv Capital)