O livro “Memórias Vivas de uma Cidadania Ativa: Histórias de vida em poesia de cordel” será lançado, esta noite, no auditório da Unemat, e celebra a rica história e a vivência dos idosos de Sinop. A literatura de cordel retrata histórias de idosos que, através de suas experiências e desafios, mostram a força do protagonismo e da cidadania ativa.
“Memórias Vivas” tem coletânea de poemas e é considerado um tributo àqueles que, com determinação e coragem, transformam suas vidas e inspiram mudanças na sociedade. A obra, além de ser um registro cultural valioso, também é um convite à reflexão sobre o papel dos idosos na sociedade contemporânea e a importância de promover a inclusão e a participação social de todos os cidadãos.
O livro é fruto do projeto de extensão “Cidadania Ativa: Integração do Idoso junto à Universidade” do campus da Unemat Sinop, coordenado pela técnica Roseli Mamede buscando promover atividades que visem a independência e autonomia por parte do idoso, que permitam sentir o prazer pela companhia de outras pessoas e proporcionar oportunidades diversas como atividades manuais, pintura, colagem, mosaico, entre outras atividades que mantém as habilidades motoras e promovam a criatividade, a autoestima e a valorização do idoso quanto indivíduo social, informa a assessoria.