Lideranças sinopenses apresentarão, hoje, no município, à ex-senadora Serys Slhessarenko, que é embaixadora pela Organização das Nações Unidas (ONU) da Conferência Internacional Rio+20, atividades sustentáveis desenvolvidas na região. O principal objetivo desta reunião é “desmistificar” Mato Grosso como o grande vilão do meio ambiente no agronegócio. O encontro será no Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), a partir das 14h.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável será realizada no ano que vem, no Rio de Janeiro, sendo um dos maiores eventos mundiais do gênero. A intenção das lideranças é que a embaixadora exponha os projetos já realizados na região, e “que não são mostrados”, que acabam por mostrar o Estado como o grande vilão na área ambiental, segundo informou, ao Só Notícias, o secretário de Meio Ambiente de Sinop, Rogério Rodrigues.
Entre as ações que já vem sendo desenvolvidas e devem ser expostas à embaixadora, Rogério ressaltou projetos de reserva legal e o plantio direto. O encontro contará com membros conselho de Desenvolvimento Norte de Mato Grosso (Codenorte) e convidados. A conferência do ano que vem, será presidida pela presidente Dilma Rousseff e deverá contar com participação de pelo menos, 100 presidentes de repúblicas e primeiros ministros.