A justiça definiu a pauta de julgamentos de 13 crimes, em júri popular, mês que vem. O primeiro está previsto para o dia 2, onde Antônio Ferreira Lima, responderá pelo assassinato de João Carlos Pinheiro, no dia 18 de janeiro de 1998, no bairro São Cristóvão, com tiro. Na época do crime, Antônio era policial militar e estava de serviço. Seu júri popular estava previsto para dezembro de 2011, porém, por não terem encontrado testemunhas foi redesignado para o próximo mês.
No dia 5, sentarão no banco dos réus Silvano Martins Xavier e Leandro Martins dos Santos acusados de assassinarem com tiros e golpes de madeira, Francisco de Almeida Sousa, no dia 4 de janeiro de 2010, no Jardim das Oliveiras. Raimundo Nonato Reis Filho será julgado no dia 7, ele é acusado de matar com golpes de faca, no dia 6 de julho de 2003, no Jardim Imperial, Raimundo Vieira da Silva. No dia 9, Mayko Joriatti de Matos e Wesley Cristian de Souza Silva responderão acusações de terem assassinado com tiros Éder Pereira Rosa, no dia 11 de abril de 2010, no bairro Boa Esperança.
Vanilto Roque Tomasi Junior senta no banco dos réus, no dia 12. Ele é acusado de assassinar, a tiros, Vanderlei Rodrigues da Silva e de tentativa de homicídio contra Júlio Cesar Inácio da Silva, dia 13 de outubro de 2008, no Jardim Violetas.
No dia 14, será julgado Eder Minosso acusado de matar, a golpes de faca, Natanael Ramos Quintino, no dia 3 de julho de 2010, no bairro Jardim Violetas. No dia 16, Adão de Farias responderá pela acusação de no dia 12 de junho de 2009 ter assassinado, com golpes de faca, Robson da Silva, no Jardim das Primaveras.
Roberto Galli senta no banco dos réus, no dia 19. Ele é acusado de mandar matar a tiros Célio da Luz, vulgo “Hélio Paraguai”, no dia 6 de janeiro de 1996. No dia 21, será julgado Carlos Alessando Lopes que é acusado de matar em um acidente de carro, no dia 1º de junho de 2001, Beloni de Fátima Frigo, Juliana da Silva Leite, que morreram na hora, e Silmar Foratine dos Santos, que morreu após ser socorrida. Ele também responderá pela acusação de causar lesões graves em Edinaldo Gomes Jorge, que também estava no veículo.
No dia 23, Celbi Firmino da Silva e Milvom Francisco da Silva serão julgados pela acusação de terem causado a morte de Anésio Cardoso, com socos e pontapés, no dia 9 de maio de 2004. Já no dia 27, senta no banco dos réus Emerson Etore Moraes acusado de assassinar com tiros Roni Clei Marengoni, no dia 10 de novembro de 1996.
Revelino Erasmo Damacena responderá, no dia 28, pela acusação de ter tentado assassinar com tiros José Nilton da Silva, no dia 8 de abril de 2011. O último julgamento da pauta será dia 30 e senta no banco dos réus Valdinei Portes Pereira acusado de matar, com um tiro, na cabeça Claudinei Vieira de Oliveira, no dia 10 de maio de 2002. O crime ocorreu nas imediações de um córrego no bairro Jardim Paulista. O júri popular de Valdinei estava previsto para dezembro do ano passado e foi redesignado por falta de testemunhas.
Os julgamentos são presididos pelo juíz João Manoel Guerra e iniciam às 8h30.
(Atualizada às 15h31 em 28/03)
Leia ainda
Sinop: acusado de acidente com 3 mortes vai a júri popular