A justiça criminal definiu a pauta de júris populares do primeiro semestre. No total, nove pessoas sentarão no banco dos réus e responderão pelos crimes de homicídios e tentativa de assassinato. O primeiro julgamento será o de Celso Surdi Primo, no dia 3 de março, acusado de assassinar José Merquides da Silva. No dia 5 de março, Júlio Cesar Serafin vai a julgamento pela tentativa de assassinato contra Arnaldo Alves Ortiz. Ainda em março, no dia 10, Marcos Antonio Micioneiro da Silva, vai ser julgado por tentar matar, a facadas, Vanessa Cristina Innocencio.
Acusado de matar a cantora Eliete Morais Luca, em um crime que teve muita repercussão na região, no ano passado, Edson de Freitas será julgado no dia 12, por homicídio qualificado. No dia 17, Erisvaldo Luis da Silva responderá pelo assassinato de Anderson de Oliveira da Silva. No dia 26, Antonio Melo Costa vai à júri pelo assassinato de Wagner Gonçalves Costa, em 2006; no último julgamento do mês, Laires Campos Neto responderá pela tentativa de homicídio de Ualan Ricardo Neves Marques e Ana Célia Costa.
Consta ainda na pauta que, no dia 7 de abril, será julgado Rodrigo Araújo de Abreu, acusado de matar, a tiros, Bruno Palma de Souza, no centro de Sinop, em agosto de 2011, vai a julgamento. Fechando os julgamentos do primeiro semestre, no dia 30 de abril, Anderson de Oliveira da Silva responderá pelo assassinato, a tiros, de Renato da Silva Sousa, em 2008.
A justiça já definiu os jurados que serão convocados para compor o conselho de sentença.