O trabalho da equipe da Corregedoria-Geral da Justiça a Sinop resultou, em apenas quatro dias, resultou no arquivamento de 1.313 processos em trâmite na 6ª Vara Cível, em especial os relacionados à Fazenda Pública. A correição foi realizada por uma equipe sob supervisão do juiz auxiliar Mário Roberto Kono de Oliveira. "Esse é um número significativo, pois representa aproximadamente 11% dos processos em andamento nessa vara", assinala.
Mário Kono explica que o objetivo maior da correição é detectar os gargalos existentes na unidade judiciária e tentar solucioná-los. O volume de processos é analisado, assim como os feitos que se encontram parados há mais de 100 dias. Outro procedimento feito em todas as visitas é a otimização das rotinas internas, de forma que uma mesma tarefa seja feita de maneira mais rápida e eficiente. "Em Sinop não foi detectada nenhuma irregularidade. Lá, o grande gargalo é a falta de servidores. Vamos fazer um relatório sobre essa situação e encaminhá-lo à Presidência".
A correição realizada nas comarcas do interior também abrange o foro extrajudicial, onde é feito um trabalho preventivo. "Levamos especialistas nesse assunto para ajudar nos trabalhos correicionais, sendo que o nossa meta é melhorar o atendimento ofertado à população", acrescenta o juiz.