PUBLICIDADE

Sinop: juiz acata denúncia de falsa informação contra pilotos

PUBLICIDADE

O juiz federal da vara única de Sinop, Murilo Mendes, proferiu hoje a primeira decisão relativa a nova ação penal contra os pilotos norte-americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, após aceitar as denúncias do Ministério Público Federal e citar os réus. No último dia 28, o MPF havia denunciado ambos baseado em informações contidas em dois laudos periciais que identificaram a ocorrência de mais condutas que também podem ter contribuído com o acidente aéreo com 154 mortos no Norte de Mato Grosso, em 2006, quando o boeing da Gol foi atingido pelo jato e caiu em uma floresta na região de Peixoto de Azevedo.

O magistrado indeferiu o pedido de intimação dos pilotos para que apresentem documentos relacionados com treinamentos e outros de igual teor, apontando que “não se pode exigir que o réu faça prova contra si mesmo”.

No entender do MPF, dois fatos motivaram a nova denúncia feita à Justiça. A primeira é a falsa informação sobre autorização para voar em espaço aéreo com separação vertical reduzida (RVSM) e omissão em reportar essa condição ao controle de tráfego aéreo; a segunda, o não acionamento, pelos pilotos, do TCAS – Traffic Alert and Collision Avoidance system.

Para chegar aos dois pontos o MPF baseiou-se em laudos feitos pelo perito Roberto Peterka e entregues ao Ministério Público Federal em Março deste ano pelo perito e advogado da assistência da acusação, Dante Aquino, resultados do estudo e análise do relatório sobre o acidente feito pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de dezembro de 2008.

“Com essas considerações, recebo a denúncia e determino a citação dos réus, nada impedindo que os seus procuradores devidamente constituídos, que já têm inclusive cópia de todo o processo, compareçam aos autos espontaneamente e deem os seus clientes por citados, apresentando a defesa escrita”, menciona o juiz justificar sua aceitação da denúncia.

 

 

(Atualizada às 19h13)

Leia mais
Enviada para Justiça em Sinop nova denúncia contra americanos

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ager constata 808 itens irregulares em fiscalizações a ônibus rodoviários em Mato Grosso

A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do...

Secretaria inicia curso preparatório gratuito para concurso da Educação em MT

A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci)...

Sinop: carro e caminhonete se envolvem em colisão na BR-163

O acidente envolvendo a Fiat Strada e o reboque...

Sinop: Guarda Municipal recebe novas viaturas e equipamentos

A prefeitura fez hoje a entrega de três novas...
PUBLICIDADE