A secretaria municipal de Trânsito e Transportes Urbanos preparou uma série de atividades para a Semana Nacional de Trânsito. A programação começa no próximo dia 18 e vai até 24, com palestras, seminários e blitze educativas com o objetivo de reforçar a importância de um trânsito mais seguro para reduzir os altos índices de acidentes, diversos deles com gravidade. Em julho, em apenas um acidente na 163 perímetro urbano da cidade três pessoas morreram na colisão entre dois carros e a quarta vítima faleceu no dia seguinte. Em agosto, houve mais de sete mortes em acidentes nos bairros e centro.
O secretário Valdir Sartorelo disse, ao Só Notícias, que “dentro deste cronograma também foram colocados em pontos estratégicos, em avenidas de Sinop, veículos que estiveram envolvidos em colisões (graves), para chamar a atenção dos condutores para os perigos no trânsito. Devido ao grande número de acidentes que são registrados todos os dias em Sinop, o objetivo da programação é a conscientização porque a maior causa dos acidentes é o desrespeito a sinalização”. Em algumas rotatórias, na área central, e em canteiros de algumas vias de grande movimento, foram colocados sucatas de carros que ficaram praticamente destruídos em colisões com faixas alertando os condutores para redobrarem atenção.
A programação está sendo organizada pela secretaria em parceria com a 19ª Ciretran de Sinop. A abertura será no dia 18 na câmara municipal. Também haverá blitze educativas e todos os dias serão realizadas palestras nas escolas e nas empresas. No dia 22, acontece o seminário na câmara, com temas ligados a questão do trânsito.