O complexo regulador da macrorregião Norte, inaugurado ontem à tarde, em Sinop, funciona no Escritório Regional de Saúde, ficando responsável pela regulação dos pedidos de procedimentos ambulatoriais e hospitalares eletivos e urgentes de 36 municípios. As solicitações serão encaminhadas para os hospitais que atendem via Sistema Único de Saúde.
Antes, o médico regulador da região ficava disponível 24h à distância para os atendimentos. Com a implementação da Central de Vagas do Complexo Regulador, os médicos reguladores farão atendimento presencial 24h. Além de médicos, ainda integram a equipe enfermeiros e profissional administrativo.
A diretora do Escritório Regional de Sinop, Elaine Morita, acrescentou que médico regulador vai, inicialmente, buscar vagas nos hospitais mais próximos. “Caso não tenham vagas, a busca será ampliada para as outras cidades do estado. A proposta é otimizar o atendimento das demandas por hospitalização, pois com a regionalização da regulação, o atendimento fica mais próximo do paciente”, avalia.
A secretária adjunta de Regulação, Fabiana Bardi, explica que o objetivo é descentralizar o serviço da Central Estadual de Regulação e fortalecer as centrais de regulações que já funcionam nos Escritórios Regionais de Saúde. “A maioria das demandas está concentrada na baixada cuiabana, por meio da Central Estadual de Regulação. Com essa nova unidade, o principal beneficiado é o paciente que contará com mais celeridade na busca por vagas”, declarou através da assessoria.
Para garantir a rotina intensa de plantões 24 horas dos médicos, enfermeiros e colaboradores foi montada uma estrutura administrativa, ambulatorial e de suporte para o trabalho e o descanso dos profissionais. A União das Entidades de Sinop (UNESIN) em parceria com algumas empresas colaborou com a reforma dos ambientes e também para mobiliar e equipar os espaços localizados no Escritório Regional de Saúde, na avenida das Figueiras, centro.
O presidente da entidade, Carlos Henrique Soares da Fonseca, esteve na inauguração. “Um dos papeis da UNESIN é participar ativamente da construção de uma cidade melhor, este complexo com certeza fará nossa saúde melhor então a UNESIN não poderia ficar de fora do esforço conjunto que foi feito para viabilizar a unidade, esperamos que os resultados surjam em um breve espaço de tempo porque quem vai ganhar com isso é toda a população de Sinop”, disse Carlos Henrique, através da assessoria.
Na solenidade foi feita homenagem, in memorian, a Manoel Bomdespacho do Nascimento, o primeiro médico regulador do Escritório Regional de Saúde de Sinop. O auditório do escritório leva seu nome.