segunda-feira, 16/setembro/2024
PUBLICIDADE

Sinop: Ibama deve ter força tarefa para agilizar julgamentos de ações

PUBLICIDADE

A expectativa do gerente executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Sinop, Evandro Selva, é que uma equipe reforce o julgamento dos processos ambientais, em meados de abril. A unidade é responsável por pelas ações em menos 32 municípios na região. O foco da “força tarefa” seria os processos com datas próximas de serem expiradas. Há pelos menos 4 mil processos na pauta de julgamento e que aguardam análise

Evandro disse, ao Só Notícias, que aguarda o posicionamento da direção, em Brasília, sobre a liberação de recursos para a vinda da equipe. O pedido já foi iniciado por meio da superintendência em Mato Grosso. Mas ainda não data confirmada para a chegada dos servidores, sendo a expectativa para o meados do mês que vem.

A unidade em Sinop tem autonomia para julgar processos em que as multas chegam a R$ 2 milhões, porém, até que entre na pauta de julgamento, Evandro explicou -anteriormente- serem necessários pareceres instrutórios. Apenas uma equipe técnica faz um “raio-x” deles na unidade, e analisa laudos, dimensões de áreas devastadas em caso de desmatamentos, por exemplo, e constata se estão prontos para ir a julgamento.

Desde 2004, quando foi criado pelo governo federal o plano de combate ao desmatamento, a unidade tem recebido apoio de outras nas operações. Ano passado, uma equipe foi enviada pelo órgão em Brasília para agilização dos processos. Pelo menos 250 foram adiantados.

 

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pitbull corre atrás de carro após ser abandonado por casal em Sinop

Um cão fêmea da raça Pitbull foi resgatado, ontem,...

Unemat oferecerá curso gratuito de mandarim

A professora de mandarim, Dan Xu, da Universidade de...

Queimada atinge pastagem em Lucas do Rio Verde e também destrói trator

O incêndio florestal causou estragos em área de pastagem,...
PUBLICIDADE