A Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) de Mato Grosso deu início, hoje, em Sinop, por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), ao curso de investigação de incêndios florestais. Trinta e duas vagas foram disponibilizadas para instituições estaduais e municipais com atuação na área ambiental ou de perícia criminal.
O curso está sendo realizado na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e está previsto para ser encerrado no próximo sábado (23). Segundo o Ibama, o objetivo é preparar técnicos que para identificação, em campo, de elementos e indícios de incêndios florestais; investigação e determinação das origens e causas; redação de laudos, subsídio às autoridades, elaboração de autos de infração e busca de responsabilização administrativa, civil e criminal. O curso também teve início em Cuiabá, no último dia 11, e foi encerrado no sábado (16).
Conforme Só Notícias informou, a prefeitura de Sinop também deu início, recentemente, ao treinamento de brigadistas para o combate e prevenção de focos de incêndio na cidade. A ação faz parte do projeto Paranka, que tem assegurado R$ 400 mil do governo federal. A prefeitura assinou pacto em maio, com o Ministério Público Estadual e se comprometeu em reduzir 65% o número de focos constatados em 2010. Ao todo, foram contabilizados 447, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).