A Fundação Comunitária de Saúde de Sinop (Hospital Santo Antônio) encaminhou, ao Só Notícias, uma nota de esclarecimento sobre a paralisação dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. O documento confirma o atraso no pagamento dos salários dos funcionários desde dezembro do ano passado e coloca a culpa na falta de repasses do governo do Estado “em relação às Autorizações de Internação Hospitalar (AIHs) e convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), desde o mês de setembro de 2014”.
De acordo com o documento, a dívida ultrapassaria R$ 10 milhões. “O Sindicato dos Enfermeiros foi notificado para que aguardassem até sexta-feira desta semana, mas eles decidiram deflagrar a greve”.
A nota contesta a informação repassada, ao Só Notícias, pela representante da região Norte do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso, Ivone Oberdenge, de que 200 profissionais aderiram ao movimento e expõe que, dos 600 colaboradores, cerca de 30 aderiram ao movimento.
“Os deputados estadual Dilmar Dal Bosco e federal Nilson Leitão estão na capital reunidos com o governador Pedro Taques para resolver a situação. A liberação do dinheiro deve acontecer entre hoje e amanhã, o que implicará na quitação dos salários em atraso, pondo fim à greve”, aponta o documento.
A assessoria diz que o funcionamento do Hospital Santo Antônio não foi comprometido.
(fotos:Só Notícias/Luiz Ornaghi)