Servidores da Justiça Estadual no fórum de Sinop também vão retomar a greve a partir de segunda-feira (24), o que deve ocorrer também nas comarcas das demais cidades do Nortão. A confirmação foi feita há pouco, ao Só Notícias, pelo representante do sindicato da categoria Ricardo Barsand, que estimou prejuízo há mais de cinco mil processos com a mobilização. A cobrança é pelo pagamento das diferenças salariais decorrentes da implantação da Unidade Real de Valor (URV) e aplicação de progressão salarial.
Ricardo explicou que no período, apenas casos emergenciais serão atendidos, como os relacionados a prisões e liminares para Unidades de Tratamento Intensivo (UTI). Não estão previstas ações de protestos, no entanto, os servidores devem ficar, inicialmente, concentrados em frente ao fórum da comarca. A estimativa é que sejam mais cem funcionários no local.
A decisão da greve, que estava suspensa, foi confirmada, hoje, pelo sindicato da categoria no Estado, após deliberação da proposta do Tribunal de Justiça, nas comarcas, que não foi bem recebida pelos servidores. Foi proposto pagamento parcial do passivo até 10 de dezembro deste ano, com R$ 11 milhões em recursos do próprio Judiciário e finalização dos estudos da progressão até o final do primeiro semestre de 2012. Um comitê liderado pelo desembargador Marcos Machado foi criado.
Conforme Só Notícias já informou, o presidente do sindicato dos servidores, Rosenwal Rodrigues dos Santos, apontou que, mesmo o tribunal fornecendo os cálculos do passivo da URV de forma individual, “em nenhum momento a administração do TJ oportunizou ou permitiu a participação do Sinjusmat nesses cálculos”. A garantia da participação teria sido dada, com a indicação de um represente do sindicato, depois da suspensão do movimento.
(Atualizada às 09:17h)