A greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em praticamente todo o Estado, completa 12 dias que foi retomada. Na Ciretran de Sinop, dos 13 funcionários apenas 2 continuam trabalhando no setor de vistorias, emitindo alguns documentos, guias de licenciamento e emplacamento de veículos. Segundo o chefe Valdir Sartorello, ambos decidiram continuar desempenhando suas atividades em setores mais afetados com a greve, que já gerou acúmulo de 60% dos processos.
Antes da greve, havia cerca de 300 atendimentos por dia na agência. Sartorello explicou, que são emplacados no município mais de 1.500 carros por mês. A paralisação também atrasa o trabalho dos despachantes que atendem milhares de clientes que esperam pela documentação de veículos, emissão para pagamento das taxas de licenciamento e as guias de emplacamentos, para entregarem os veículos novos aos proprietários.
Dos 11 funcionários da Agência Vip, apenas dois continuam atendendo com emissão de registros de contratos, certificado de registro e licenciamento de veículos (CLRV), fotos e prova teórica para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Conforme o Só Notícias, já informou, a principal reivindicação dos servidores é a nomeação de 70% dos aprovados no concurso público sejam convocados, até final de dezembro e, os demais, em junho de 2016. Ontem, dia 1, o govenro do Estado nomeou 30 aprovados em concurso. São 14 analistas do serviço de trânsito nas áreas de administração, arquitetura, contabilidade e medicina e 16 auxiliares do serviço de trânsito. O número de convocados estava previsto no cronograma elaborado pelo governo seguindo os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
(Atualizada às 13h40)