PUBLICIDADE

Sinop ganhará estação de monitoramento de atividades sísmicas

PUBLICIDADE

A estação sismológica da Usina Hidrelétrica (UHE) Sinop está em funcionamento desde o início deste mês. Instalada em um ponto estratégico, a uma distância de aproximadamente sete quilômetros do canteiro de obras, essa estação irá monitorar as possíveis atividades sísmicas da região de abrangência do futuro reservatório da usina.

Conforme o geofísico do Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade de Brasília (UNB), responsável pelos estudos, Juraci Carvalho, a estação foi instalada antes do enchimento do reservatório para que seja possível fazer um comparativo da possível ocorrência de atividades sísmicas nessa fase e depois do enchimento. “Esse trabalho é comum durante o processo de construção de usinas hidrelétricas”.

O coordenador dos Meios Físico e Biótico da Concessionária da UHE Sinop, a Companhia Energética Sinop (CES), Paulo César Sado, explica que este monitoramento sismológico será contínuo ao longo das etapas de implantação e operação do Empreendimento. “Cabe registrar, no entanto, que os resultados desse monitoramento nos primeiros anos de operação da UHE Sinop possibilitarão a avaliação da necessidade ou não de sua continuidade ao longo de toda a vida útil do Empreendimento”, complementa, informando que essa ação está prevista no Programa de Monitoramento Sismológico do Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Sinop.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Motociclista morre após atingir muro em Mato Grosso

A Polícia Civil confirmou a morte de Wesley Henrique dos...

Automóvel desgovernado atinge carreta estacionada em Nova Mutum

O acidente entre um Hyundai HB20 branco e veículo...
PUBLICIDADE