A fiscalização municipal, com apoio da Polícia Militar, começou no final de semana inspecionar bares, lanchonetes e locais onde há eventos para certificar se as novas medidas de segurança do decreto do governo estadual para conter a disseminação do Coronavírus estão sendo cumpridas. De acordo com o secretário Municipal de Trânsito e Transporte Urbano, major Joubert Sacramento, foram 5 estabelecimentos fiscalizados e 2 notificados, entre bares, restaurantes e similares, onde há sempre grande movimentação de pessoas, principalmente à noite.
Desde a semana passada eles devem funcionar com máximo de 50% da capacidade do local, tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5 metro entre as mesas/assentos. “O pessoal da vigilância Sanitária e Guarda Municipal ficou à frente, além da Polícia Militar que deu apoio e suporte na segurança desses profissionais. Nesses cinco estabelecimentos foram verificados a questão da capacidade das pessoas, com distanciamento”, explicou o major Rodrigo Varela.
Neste primeiro momento, os policiais fizeram orientação, mas o major garantiu que as fiscalizações continuam e, se houver desrespeito às normas estabelecidas, multas serão aplicadas. “ Foi apenas de caráter orientativo essa fiscalização. As próximas já serão notificadas e haverá aplicação de multas caso ocorra de novo a quebra do decreto. Haverá mais fiscalizações”.
O decreto do Governo do Estado está proibindo eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos. Ano passado, em Sinop, bares, lanchonetes e outros tiveram horário noturno de atendimento reduzido para evitar aglomerações, além do toque de recolher. Alguns acabaram sendo notificados e, diante da insistência em descumprir as exigências, acabaram sendo multados.