O controle das queimadas no perímetro urbano deve ser intensificado neste ano por meio de uma ação conjunta envolvendo a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), bombeiros e poder público. A intenção é desenvolver trabalhos com objetivo de orientar e também fiscalizar a prática, proibida durante o decorrer do ano.
Segundo o comandante do corpo de bombeiros, major Átila da Silva, estima-se que devido as intensas temperaturas registradas na região e o clima seco dos últimos meses sejam favoráveis para um aumento nas queimadas, registradas principalmente nas beiras de estradas, chácaras e também nos terrenos baldios.
Ainda conforme o major, a intenção é manter uma estrutura com suporte físico e com equipamentos para ser utilizada durante o período para atender as ocorrências registradas. Nela estariam incluídos equipamentos, um caminhão pipa, além de outros recursos. “O que estamos planejando para este ano também em contato a prefeitura é intensificar as fiscalizações. O que temos trazido como exemplo de Cuiabá é manter um carro pipa, e o local físico com pessoas qualificadas, abafadores… Cada um com sua parte”, disse, ao Só Notícias.
A grande preocupação do período é a fumaça liberada com a queima irregular. Ela ainda representa uma das principais geradoras de doenças respiratórias, entre os idosos e recém-nascidos. O movimento nas unidades de saúde aumenta nesta época.
Na capital, por exemplo, a Sema disponibilizará este ano três caminhões-pipa para apoiar as ações que no ano passado tiveram resultados positivos com a redução da fumaça. Os caminhões são usados para apagar incêndios de pequenas proporções, pois são veículos equipados para o transporte de grande volume de água e que possuem mangueiras usadas para lançar jatos de água.