Mais de 300 homologações trabalhistas estão acumuladas na Agência Regional do Ministério do Trabalho de Sinop, nos últimos dias. Elas são feitas por agendamento. Empresas e funcionários que pediram demissão ou foram dispensados estavam esperando até 30 dias para serem chamadas para conseguir essa documentação e concluir as rescisões. Apenas uma das duas servidoras do órgão está autorizada a fazer o procedimento e consegue atender, segundo uma fonte, de 4 a 5 por dia. Ainda precisa conciliar com outros serviços que são feitos pela agência, como encaminhamento de seguro-desemprego.
O superintendente interino, Eduardo Driemeyer, explicou ao Só Notícias que um funcionário de Cuiabá foi deslocado para Sinop e atenderá por cerca de 15 dias para desafogar a demanda de homologações pendentes. “O jeito é enviarmos um servidor, a cada 30 dias mais ou menos, para auxiliar a servidora de Sinop. No próximo dia 06, acontecem as provas do concurso público e acredito que no segundo semestre, a situação será normalizada com a destinação de um funcionário concursado para essa regional”, disse ele.
Só Notícias vem denunciando a problemática da unidade de Sinop desde o início do ano. Alguns escritórios de contabilidade informaram que os empregadores estão depositando o valor das rescisões para os ex-funcionários, mas a homologação, que permitirá que esse ex-funcionário possa sacar seu FGTS ou requerer seguro-desemprego ficam em suspenso, aguardando até poder ser atendida pelo órgão.