PUBLICIDADE

Sinop: feriado do padroeiro Santo Antônio será comemorado com tríduo e almoço festivo

PUBLICIDADE
Só Notícias

A Igreja Católica celebra, em 13 de junho, a memória litúrgica de Santo Antônio de Pádua, padroeiro de Sinop e feriado municipal. A Matriz de Santo Antônio organizou um tríduo preparatório, que começa dia 10, às 19:30h prossegue nos dias 11 e 12. No dia 13, será celebrada missa festiva, às 19h30. Também está sendo organizado almoço de confraternização, neste domingo, a partir das 11h, no Ghizony Centro de Eventos.

A Paróquia de Santo Antônio constitui o embrião da vida religiosa de Sinop e tem o privilégio de contar com um fragmento do corpo do seu santo padroeiro (foto). A relíquia de primeiro grau de Santo Antônio de Pádua veio diretamente da Basílica de Pádua, na Itália. Em 13 de junho de 2021, foi feita a deposição do fragmento de massa óssea do padroeiro, no relicário, pelo bispo diocesano por dom Canísio Klaus.

No interior da igreja Matriz dedicada a Santo Antônio há o busto de Santo Antônio foi apresentado no Museu de Antropologia da Universidade de Pádua e viajou pela Itália e depois chegou a Sinop. O designer 3D, Cícero Moraes, realizou o processo de reconstrução facial de Santo Antônio de Pádua. Outros profissionais também participaram do projeto. O trabalho foi desenvolvido a pedido do Museu de Antropologia da Universidade de Pádua.

A pastoral de Comunicação relembra que em 1974, por ocasião dos preparativos da fundação de Sinop, foi levantada a capela de Santo Antônio, para a missa de fundação que foi celebrada pelo Bispo da Diocese de Diamantino, dom Henrique Froelich. O jesuíta foi o primeiro bispo de Sinop, a partir de 1982. Também em 1974 chegaram as primeiras religiosas pertencentes a ordem Santo Nome de Maria para trabalhar especialmente na área da educação. Em 1976, foi criada a Paróquia de Santo Antônio sendo padre jesuíta João Salarini, o primeiro pároco. Na mesma época foi construído o Salão de Festas da Igreja, para atender aos eventos católicos e da comunidade como casamentos e aniversários.

Em 1985, foi construída a primeira igreja dedicada ao Santo, ao lado da antiga capela, que depois foi demolida. Em 1994 a igreja foi reconstruída e modernizada e, em 2000, novamente. Em 2018 foi construída a nova e belíssima igreja Matriz Santo Antônio, com capacidade para 800 pessoas sentadas, climatizada, conta com uma das arquiteturas mais belas e originais de Mato Grosso, com arte sacra pintada por Mari Bueno, como a imagem do altar onde um gigantesco Jesus Cristo saúda os fiéis entre flores, pássaros e peixes, além do busto de Santo Antônio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE