PUBLICIDADE

Sinop faz mais de 200 análises mensais de qualidade da água

PUBLICIDADE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAES) está fazendo, em média, a coleta de 230 amostras por mês para analisar a qualidade da água consumida pelos sinopenses. O resultado é publicado nas contas de água de cada consumidor, de acordo com o exigido por decreto federal. A análise abrange os parâmetros de cloro, turbidez, cor, flúor e coliformes. Além disso, o SAAES disponibiliza no seu site o resultado mensal das análises de todos os sistemas além de relatório anual, que indica o número de amostras coletadas no ano anterior.

Segundo a engenheira química, Janete Inês Eidt, são coletadas, semanalmente, amostras de água logo na saída de cada um dos 11 sistemas e nas redes de distribuição destes sistemas. "De forma especial é abrangido os pontos onde há maior fluxo de pessoas, como escolas, creches, rodoviária, hospitais, entre outros, e também, em pontos mais distantes da saída do tratamento", explicou.

Para atender às exigências da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) em licenciamento ou monitoramento ambiental dos poços subterrâneos, que hoje abastecem todos os sistemas do SAAES, são enviadas anualmente uma amostra de cada poço a um laboratório em Cuiabá, para análises físico-químicas e bacteriológicas dessas águas extraídas dos poços. "Os resultados servem de parâmetro de comparação para as análises realizadas também no SAAES. Mensalmente, é enviado a Vigilância Ambiental, setor VIGIÁGUA, desta cidade, um relatório, contendo todas as informações pertinentes a cada sistema do SAAES. A Vigilância Ambiental também desempenha o papel de monitorar a qualidade da água distribuída à população sinopense", informou.

O diretor-presidente do SAAES sINOP, Juventino Silva, disse que estão sendo viabilizados recursos através de projetos técnicos, para a ampliação do Laboratório Físico-Químico e Bacteriológico a fim de atender todos os parâmetros exigidos pela Portaria 2.914, como também ser uma referência em termos laboratoriais a toda região do Norte.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE