A exposição de quadros do ensaio fotográfico realizada com 15 mulheres, em tratamento oncológico, será no próximo sábado, a partir das 9h, e faz parte da 7ª edição do projeto Renascer, idealizado pelo Rotaract Clube de Sinop em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que selecionou as participantes. O ensaio foi no último sábado (8), em uma floricultura de Sinop.
Diego Palharim, um dos coordenadores da exposição, detalhou ao Só Notícias que essas participantes são mulheres que vivem a experiência de uma doença que gera perda dos cabelos, algumas usam perucas, outras precisaram retirar a mama por conta do câncer, algumas não conseguem colocar prótese pelo alto custo, e muitas delas enfrentam situações de não aceitação de familiares.
Ele informou que o foco do projeto é resgatar a autoestima das pacientes, proporcionar uma experiência fora da rotina exaustiva do tratamento. “Tem um certo preconceito que gira em torno dessa perca que elas têm e isso influencia muito na autoestima delas, não tem porquê falar de câncer para elas, elas já estão passando por aquilo”. “Esse ano a gente fez umas fotos mais coloridas, a ideia do ensaio era ressaltar a essência que elas têm, mas que as vezes acham que perderam”, disse.
O fotógrafo Felipe Weisshaupt acrescenta que “elas se emocionaram demais ao contar as histórias. Histórias que inspiram bastante, que mostram o quanto foram fortes e nisso elas acabavam se emocionando. A reação delas era indescritível”, detalhou.
A foto principal da exposição será de uma modelo que se emocionou durante o ensaio. “No momento em que uma lágrima caiu junto a um sorriso, ficou um contraste lindo de uma história de melancolia com o sorriso de vitória”, acrescentou.
A exposição deve permanecer, no Shopping Sinop até o fim do mês e, em novembro, o Rotaract fará palestra sobre autoestima para as participantes, onde serão entregues os quadros que ficaram expostos e as demais fotos do ensaio.