Sinop passou a ter uma infestação de besouros nos últimos dias. Os “visitantes” nada convencionais têm incomodado os moradores, principalmente no período da noite porque estão invadindo casas, empresas, escolas, bem como outros locais. São de espécies diferentes e nesta época do ano estão em fase de reprodução. O biólogo Marliton Rocha Barreto, da Universidade Federal de Mato Grosso em Sinop, explicou ao Só Notícias que a infestação na cidade deve durar entre 30 a 60 dias. Os insetos são atraídos principalmente pela luz porque têm hábitos noturnos. “Até as chuvas começarem eles ficavam embaixo da terra esperando atingir a fase adulta, para emergir do solo e encontrar um parceiro para se acasalarem”, declarou.
Chuvas regulares e umidade do solo são alguns dos fatores determinantes para o alojamento das larvas, que levam cerca de um ano para se desenvolverem. Na época chuvosa, justifica o biólogo, a oferta de alimentos aumenta. “Por isso eles escolhem essa época para se reproduzirem”, complementa o profissional. Manter as luses dos cômodos das casas apagadas é a melhor forma de dispersar a nuvem de insetos.
Em Sinop, recentamente, alguns estudantes foram liberados da sala de aula devido ao excessivo número de visitantes. Em boa parte das residências o hábito também mudou. Ao final do dia portas e janelas têm sido fechadas para impedir a entrada dos invasores. A medida não é para se proteger de ladrões, mas dos insetos.