A prefeita Rosana Martinelli, informou ao Só Notícias, que é aguardada, a curto prazo, a liberação, por parte do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), de Manaus, para a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) entrar em funcionamento para ser feito o controle do tráfego aéreo, serviço de informações de voos e demais atividades. Os técnicos do centro vistoriaram e emitiram relatório favorável, no último dia 30, para a estação começar a funcionar. “Estamos apenas aguardando. O relatório ainda não chegou. Tem todo um trâmite burocrático. Mas o relatório já está aprovado. A liberação provisória de 30 dia será enviada em pouco tempo. Assim que vencer a definitiva será expedida”, disse. A expectativa é que este mês seja expedida a autorização.
Conforme Só Notícias já informou, ainda haverá vistorias para conclusão da homologação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) – aparelhos aparelhos de iluminação com focos calibrados, instalados ao lado da pista para ajudar pilotos nos pousos principalmente em dias chuvosos – e das Rotas de Navegação Área (RNAV). Quanto ao PAPI, isntalado há vários meses, houve uma visita do Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) do Rio de Janeiro e sendo elaborado agora são os procedimentos Rnav. Ambos também dependem da aferição do voo. Os equipamentos precisam ser aferidos por esse voo, que é uma segunda etapa e deve ser feita em 2018.
A prefeitura e Unesin (União das Entidades de Sinop) estão trabalhando, desde o início do ano, com apoio de uma consultoria, para atender as exigências da Aeronáutica para reforçar a segurança e estrutura no aeroporto.