As escolas municipais Valter Kunze e Belo Ramo continuam parcialmente interditadas, aguardando a finalização troca das telhas. A secretaria de Educação, informou, através da assessoria, que falta apenas a entrega das telhas, por parte da empresa vencedora da licitação, o que deve ocorrer “no máximo em 10 dias”. As unidades foram reformadas há apenas 3 anos (2011), mas a empreiteira cumpriu o que estava no projeto, ou seja, usou o material que estava especificado. O erro na cobertura teria sido do engenheiro que elaborou o projeto.
As duas têm problemas de deterioração na cobertura, com telhados pesados demais para as tesouras de madeira. As telhas 'portuguesas' precisarão ser trocadas por isotérmicas, mais leves, para a estrutura suportar.
Em março, Só Notícias esteve nas duas escolas e constatou que na Valter Kunze, no Jardim Botânico, o problema maior apresentado foi no refeitório. O telhado força a estrutura para baixo e com isso, o forro de PVC acaba se despedaçando. Sob risco de desabar, foi providenciado pela administração algumas barras de sustentação.
Na Belo Ramo, no Alto da Glória, às margens da BR-163, saída para Cuiabá, o problema foi apresentado desde dezembro do ano passado. O telhado está inclinado, forçando para baixo. Nove salas estão fechadas. A Secretaria de Educação teve que remanejar, segundo a diretora Viviane Klockner, alguns alunos para outras escolas, algumas distante até 5 km do local onde moram. O problema, segundo ela, apareceu desde que foi construída a obra.
A empreiteira já teria realizado duas reformas. Com o perigo eminente, o engenheiro da prefeitura determinou a interdição das salas e banheiros.
A prefeitura de Sinop não informou quanto está gastando para arrumar os problemas que não foram solucionados na primeira reforma.
(Atualizada às 09:08h)