A primeira etapa do mutirão de coleta do lixo da dengue, que iniciou na terça-feira, se encerrou hoje. Os três primeiros bairros que receberam as equipes dos agentes comunitários foram o Maria Carolina, Azaleias e Violetas. A quantidade de lixo recolhida ainda vai ser confirmada, mas seria considerável. Também foram confirmados alguns focos do mosquito transmissor da doença.
A assessoria frisou que os moradores estão colocando restos de construção e outros entulhos juntamente com o lixo específico da dengue, que seriam as latas, plásticos, pneus, vasilhames, entre outros. Na terça-feira (4) será decidido em quais bairros o mutirão prosseguirá.
Conforme Só Notícias informou, no começo do mês foi realizada uma reunião onde foi definido o cronograma de atividades. A partir de então, as reuniões se estenderiam para os bairros escolhidos primeiramente para receberem os mutirões, para que fosse definido em definitivo o início dos trabalhos, portanto, a cada reunião, um novo cronograma é feito.
A intenção é que os mutirões atinjam toda a cidade, em parceria com as escolas respectivas de cada bairro e também com a associação de moradores. O presidente de bairro ou diretor de escola que estiver disposto a fazer o mutirão, pode procurar o setor de Vigilância Ambiental, que a secretaria dará todo o suporte técnico.
Além da limpeza dos valetões, a Secretaria de Obras estará auxiliando também nos mutirões, fazendo o recolhimento de todo o lixo.