Os representantes de uma empresa contratada e engenheiros da prefeitura começaram fazer o levantamento da quantidade de lixo gerada na cidade por mês/ano para elaborar o Plano Municipal de Resíduos Sólidos. A secretária de Meio Ambiente, Cristina Ferri, explicou ao Só Notícias, que são considerados os resíduos de construção, hospitalar, doméstico, entre outros, além de como devem ser destinados e para onde. “Com a isso a prefeitura consegue apurar a responsabilidade cada empresa, porque hoje, as novas que estão abrindo, devem ter o seu plano”.
A secretária informou que dentro do contexto, a prefeitura de Sinop é responsável pelo lixo doméstico e já “vem fazendo sua parte”. Está em fase também de elaboração os trâmites necessários a licitação para destinação deste resíduos e a concorrência deve ser lançada em breve. Contudo, não é possível fixar prazo pois há dependência do andamento do certame.
Conforme Só Notícias já informou, a secretaria já definiu área para construir o aterro. A localização foi por georeferenciamento requisitado pela pasta em abril do ano passado e fica na MT-423, onde não foi detectado grande risco de provocar algum impacto ambiental, degradação do meio ambiente, possíveis causas e riscos sobre nascentes (pois não há nenhuma à menos de 100 metros) e não consta a presença de área de preservação ambiental, como exige a lei, nesses casos.