Uma empreiteira sediada em Sinop venceu as concorrências públicas e vai tocar as obras das creches dos bairros Sebastião de Mattos e Jardim Jacarandás, paradas há três anos. A primeira custará pouco mais de R$ 2 milhões. A segunda foi arrematada pela construtora por R$ 2,1 milhões. Ainda cabe recurso ao procedimento licitatório, no prazo de cinco dias.
Junto com a creche do Jardim das Nações, que também está em fase de licitação, as unidades do Sebastião de Matos e Jacarandás ajudarão a desafogar a demanda por vagas no município. No momento, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, são cerca de 1,8 mil crianças, até 3 anos, na fila de espera. As três unidades terão capacidade para receber até 270 alunos.
Licitadas em 2011, as creches foram abandonadas pela construtora vencedora da primeira licitação ainda em 2013. No início de maio, Só Notícias mostrou, em uma reportagem especial, a situação das obras paradas e os transtornos para as mães que enfrentam dificuldades para trabalhar, por não terem um local para deixar os filhos.
De acordo com dados da Prefeitura, Sinop conta com 19 unidades de ensino infantil que atendem 5,2 mil crianças. Cada uma das três novas creches terá capacidade para atender 270 alunos.
(Atualizada às 17:26h com correção: a empresa vencedora não é de Goiás, mas de Sinop)