Representantes da empresa de Telecomunicações Oi/Brasil se comprometeram, no final da manhã, a analisar e discutir internamente, proposta de termo de ajuste de conduta e cobranças de lideranças e órgãos de defesa do consumidor na região, a fim de solucionar os problemas de interrupções no serviço de internet, após pouco mais de 2h30, de audiência pública, esta manhã, em Sinop. Os representantes da empresa afirmaram que a interrupção nos últimos meses, foi devido a rompimento de fibras óticas, nas obras de duplicação da BR-163, trecho de Cuiabá ao Posto Gil, gerenciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit).
As lideranças cobraram a efetivação de mais técnicos para acompanharem as obras de duplicação da BR-163, a fim de evitar novos rompimentos de cabo, em todos trechos das obras. “Queremos o comprometimento da empresa. Que essas interrupções não mais aconteçam. Ainda, no sentido de reparação dos danos, nas contas dos nossos consumidores, nesses meses agora, de junho e julho, onde houve interrupção. Porque, temos percebido que as contas vem cobrando valores integrais, como se não tivéssemos sofrendo qualquer falha”, disse a diretora do Procon Sinop, Ivete Mallmann. Foi cobrado ainda, que a empresa forneça aviso prédio quanto as interrupções programadas para que o consumidores possam se preparar evitar o mínimo de prejuízos.
Sobre a formas de ressarcimento em relação a prejuízos com a falha do serviço, o gerente de fiscalizações da Procon de Mato Grosso, Ivo Vinícius, afirmou que deverão ainda ser pautadas com a empresa. “A procuradoria da República tem um procedimento instalado no seu âmbito, o Procon aqui de Sinop, também. Então, a empresa tem um prazo para se manifestar oficialmente. Essa audiência é para ouvir a sociedade, ouvir as reclamações, que a empresa possa também e posicionar. No curso dos procedimentos as medidas serão tomadas dentro da legalidade”, disse.
A diretora do Procon de Lucas do Rio Verde, Izabel Ganzer, que representou também o prefeito Marino Franz, reforçou, em entrevista ao Só Notícias, que a cidade também foi prejudicada com as interrupções no serviço de internet. Salientou danos a empresas, nas áreas de Educação, Saúde “e também no judiciário; ressarcimento dos danos causados aos consumidores”.
Esta tarde, os representantes da empresa e dos órgãos de defesa dos consumidores da região, discutem o termo na sede do Ministério Público Federal (MPF). “A população está insatisfeita, a Oi apresentou justificativas e parece disposta a regularizar o serviço. Estão, vamos tentar firmar um documento, um termo de ajustamento para que ela se comprometa e se responsabilize pela regularização do serviço”, declarou a procuradora Analícia Trindade.
Soluções
Entre as medidas já tomadas para evitar novas interrupções no serviço de internet, representantes da empresa informaram que estão sendo construídas rotas alternativas de fibras óticas no Estado. No caso do rompimento dos cabos principais, estes alternativas são acionados imediatamente, para que o serviço não seja interrompido. Os investimentos chegam a R$ 3 milhões. A previsão é que parte fique pronta ainda este ano. Foi informado ainda a implantação de um posto de funcionários da região de Diamantino, para em qualquer eventualidade, atenderem prontamente os problemas que possam ocorrer com rompimento de fibras. Também foram intensificadas as vistorias em Mato Grosso.
Entidades
Participaram da audiência representantes dos órgãos de defesa do consumidor de Sinop, Lucas do Rio Verde, Guarantã do Norte, Alta Floresta e da Superintendência do Estado. Ainda, representantes do Ministério Público Federal; prefeitura de Sinop e Cláudia; Câmara de Sinop; Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop, Associação Comercial e Empresarial de Sinop; Sindicato de Madeireiras do Norte do Estado e dos Engenheiros e Arquitetos da região.
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