O campus da Universidade Estadual de Mato Grosso e a unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) deverão assinar um Termo de Cooperação Técnica-Científica na área de ciências sociais para desenvolverem atividades de avaliação técnica econômica, processos de gestão de impactos econômicos e de integração lavoura-pecuária-floresta. A outra proposta da parceria é fazer um seminário científico que trate de assuntos relacionados a contabilidade, economia e administração.
A parceria foi discutida em uma reunião com o chefe geral da Embrapa João Flávio Veloso, representantes, coordenador do campus de Sinop Rodrigo Bruno Zanin e professores de ciências contábeis, economia e administração. Veloso disse, ao Só Notícias, que o principal tema das pesquisas será a integração da lavoura-pecuária-floresta, que é um sistema de produção sustentável que permite, em uma mesma área, cultivo agrícola, criação de animais e plantio de árvores de reflorestamento. Com as pesquisas desenvolvidas pelas duas instituições os agricultores e pecuaristas poderão saber qual a melhor forma de trabalho para se ter o retorno financeiro esperado e também qual investimento deverá ser feito em sua área. A parceria deverá iniciar esse ano e também deverá ser firmada também com a Universidade Federal de Mato Grosso.
Conforme Só Notícias já informou, o centro de pesquisa que está sendo construído em Sinop está em sua fase final e a previsão de entrega é a primeira quinzena de abril. Os investimentos são de aproximadamente R$ 30 milhões.