PUBLICIDADE

Sinop: elaboração do projeto para ampliar aeroporto inicia em fevereiro

PUBLICIDADE

Aeroporto de Sinop terminal  2013 (ass)Os estudos para a elaboração do projeto técnico de ampliação do aeroporto municipal João Batista Figueiredo começarão no dia 15 de fevereiro. A estimativa da prefeitura é de que em maio, com o projeto já finalizado, iniciem as primeiras obras. Entre os trabalhos, haverá a construção do novo terminal de passageiros, com quatro mil metros quadrados e a ampliação da pista, passando dos atuais 30 para 45 metros de largura e de 1.627 para 2,5 mil metros de comprimento.

O projeto também incluirá melhorias no setor de combate a incêndio, instalação de sinalização e balizamento, torre de controle, equipamentos de navegação e um terminal para operação de cargas e desembaraço aduaneiro, entre outros.

Através da assessoria, a prefeita em exercício, Rosana Martinelli, apontou que Sinop passará dos atuais 28 mil embarques e desembarques anuais, para 170 mil. O município, que tem o segundo maior aeroporto do Estado, também atende pessoas de Juara e Matupá (Nortão).

Conforme Só Notícias informou, os engenheiros que farão os estudos fazem parte de um consórcio, formado por uma empresa de engenharia espanhola e outra de São Paulo. A definição da responsabilidade pela elaboração do projeto ocorreu no último dia 22, em Brasília, durante reunião com equipes da Secretaria de Aviação Civil, de um banco estatal e do consórcio.  Todo o processo de licitação e contratação da empresa que fará as obras será administrado pelo banco.

Também está prevista ampliação da área de estacionamento de veículos com o serviço sendo feito pela empresa que vencer a licitação para explorar os serviços. O assunto ainda será debatido em audiências públicas. A previsão é de que sejam em março. A lei estabelece que sejam feitas no mínimo três e existe a possibilidade delas serem realizadas na mesma semana.

Após a população ser consultada, poderão ser definidos os próximos passos, como, por exemplo, a contratação da empresa responsável tanto pela obra, quanto pela cobrança da tarifa. Ela poderá operar por até 20 anos, com possibilidade de prorrogação do contrato pelo mesmo período. Os critérios e valores das taxas ainda serão definidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...
PUBLICIDADE