A Secretaria Estadual de Meio Ambiente informou que o processo de licenciamento ambiental do aeroporto está “em trâmite e ritmo normal estabelecido" pela pasta e o parecer técnico emitido pela diretoria regional de Sinop não faz referência à dispensa do Estudo de Impacto Ambiental e seu respectivo relatório, sendo assim, a equipe da Sema aponta que seja prudente realizar o processo para que seja elaborado um parecer final que sugira ao Consema (Conselho Estadual de Meio Abiente) a dispensa do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental(RIMA) para dar celeridade ao processo burocrático e sejam expedidas as licenças para as obras iniciarem. A informação foi repassada pelo governo para a prefeitura sinopense.
Sinop e 12 municípios que terão as obras de ampliação e maior estrutura nos aeroportos pedirão a antecipação da reunião com técnicos do conselho da Sema que estava pré-agendada para o fim deste mês. A Secretaria de Meio Ambiente deixou claro que Sinop está contemplada na administração do governo Pedro Taques "para que o o processo de licenciamento não seja um entrave e sim uma solução para o sucesso do empreendimento".
A projeção de um banco federal é investir mais de R$ 80 milhões para modernizar o aeroporto de Sinop que, recentemente, perde voos comerciais noturnos por falta de equipamentos para operar pos instrumentos nos dias de muita chuva, por exemplo. Deve ser construído novo terminal de embarque e desembarque, porque o atual está pequeno, melhorada a pista, ser feita área adequada para estacionamento de veículos.
(Atualizada às 20:45hs)