Sinop e Lucas do Rio Verde estão, em primeiro e segundo lugares, respectivamente, na lista dos municípios com maior acesso ao pré-natal. É o que aponta a pesquisa intitulada “Ranking de Competitividade dos Municípios”, desenvolvida pelo Centro de Liderança Pública (CLP), é realizado com base nas informações do DataSus.
Foram pesquisados 404 municípios brasileiros, com população acima de 80 mil habitantes. A secretária municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde, Keli Paludo Fernandes, destacou a importância do acompanhamento pré-natal no desenvolvimento da saúde da gestante e, principalmente, da criança.
Segundo a prefeitura, Lucas do Rio Verde conta com praticamente 100% de cobertura da Atenção Primária, com médicos especialistas e uma rede estruturada de exames de laboratório e de imagens. “O ranking reflete os investimentos do município, desde a infraestrutura até a capacitação dos profissionais, garantindo a todas as gestantes, acesso às consultas, exames e todas as orientações necessárias a uma gestação saudável.”
O Ranking de Competitividade dos Municípios foi elaborado com base em 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos. Atendimento pré-natal é um indicador, dentro do pilar “Acesso a Saúde”. Em Mato Grosso, nove municípios foram avaliados. Sinop alcançou o melhor resultado, com índice 86,29%, seguido por Lucas do Rio Verde, com 83,67% e Tangará da Serra, com 81,09%.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.