Sinop foi uma das cidades brasileiras inseridas no Programa MorbUrb, do Governo Federal, com o objetivo de discutir ações específicas de ampliação e requalificação das calçadas dos municípios, dentro da Política de Mobilidade Urbana. O workshop para discussão das ações foi realizado em Brasília. O município foi representado pelo secretário de governo Jaime Dalastra.
O workshop reuniu agentes públicos e privados na troca de informações sobre experiências no setor. Durante o evento, foi apresentado o Projeto Calçada Segura, iniciado há oito anos em São José dos Campos, onde a prefeitura desenvolveu um trabalho de conscientização dos moradores, apresentando a maneira correta de construir e reformar as calçadas.
A ideia é mostrar que uma calçada nivelada, sem buracos nem falhas e sem degrau ou obstáculo garante segurança e conforto para todos os pedestres, principalmente idosos, grávidas, crianças e pessoas com deficiência. Para implantação em São José dos Campos, a prefeitura ofereceu gratuitamente orientações técnicas, a pedreiros e construtoras.
Além de Sinop, o Programa MorbUrb calçadas selecionou outros municípios pilotos onde serão replicados a experiência paulista: Chapada dos Guimarães (MT), Camocim (CE), Gravatá (PE), Gurupi (TO), Trindade (GO), Criciúma (SC), Passo Fundo (RS), Nova Friburgo (RJ), Viana (ES) e Saquarema (RJ). A política de mobilidade em calçadas está prevista no Programa Avançar Cidades, que conta com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O desafio do Ministério das Cidades, junto com os municípios selecionados, é garantir que experiências como da prefeitura de São José dos Campos se multipliquem pelo Brasil.
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) foi quem trabalhou, junto ao município, para que Sinop fosse inserido no programa.