A Justiça do Trabalho em Mato Grosso analisa cerca de 5 mil processos, em tramitação, que envolvem acidente de trabalho e doença ocupacional e aproximadamente 1,8 mil foram ajuizados somente no ano passado, crescimento de 34% no comparativo com o ano anterior.
Em Mato Grosso, 10,7 mil acidentes de trabalho foram notificados em 2022, com 107 mortes. Estima-se que as subnotificações são de 10%. No topo do ranking dos municípios que mais registraram acidentes estão Cuiabá (20,6%), Sinop (7,47%) e Rondonópolis (7,23%).
Diferentemente do cenário nacional, em Mato Grosso os setores que mais registraram acidentes estavam ligados à atividade agropecuária. Ficou em primeiro lugar o abate de reses (animal quadrúpede usado para alimentação humana), com 14.107 casos (não inclui suínos). Na segunda posição veio o cultivo de soja, com 8.230 casos. Já as atividades hospitalares aparecem na sequência, com 6.472 casos, informa a assessoria do TRT.
O Tribunal Regional do Trabalho inicia a campanha Abril Verde, que busca promover ambientes laborais mais seguros e saudáveis com duas datas importantes – dia mundial da Saúde, 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, dia 28. Ambas enfatizam a necessidade de atenção à saúde e à segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras para evitar acidentes e doenças causadas em decorrência do trabalho.