A secretária municipal de Educação, Gisele Faria, comunicou, esta manhã, durante entrevista coletiva, que duas linhas do transporte escolar deixarão de circular a partir de hoje. A Quarta Parte, que atende as escolas Uilibaldo, Pissinati, Nilza, Djalma, Zeni e Nossa Senhora de Lurdes, e a Conta Sul, para as escolas Camping Clube e Rene de Menezes. Estas duas linhas seriam as mais distantes e, por este motivo, foram paralisadas primeiro.
“É uma situação que o país todo está enfrentando e infelizmente hoje fizemos a suspensão de duas linhas que atendem algumas unidades. As demais linhas, até sexta-feira (27), serão atendidas normalmente. A partir de segunda-feira (2) é impossível manter a frota própria e a terceirizada”.
Gisele explicou que a prefeitura tem apenas dois postos como fornecedores, por meio de licitação, e os veículos só podem abastecer nestes locais. No entanto, ela ressaltou que os alunos que vão ficar sem transporte não serão prejudicados, pois a secretaria irá fazer todo um planejamento para alinhar essa situação com reposições, lembrando que poucas as escolas municipais que já voltaram as aulas.
Ela lembra que apenas o transporte não funcionará, já as escolas que iniciaram o ano letivo estão com os trabalhos normais. “Os pais que tiverem condição podem levar seus filhos, pois isso é uma situação atípica. Atualmente cinco mil alunos são transportados diariamente e, hoje, apenas 600 ficaram sem transporte. Se a situação não for normalizada, na próxima semana, todos esses alunos ficaram sem transporte”.
O transporte escolar voltará a funcionar normalmente assim que os postos começarem a receber os combustíveis.
Conforme Só Notícias já informou, ontem, começou a faltar combustíveis no município devido ao bloqueio feito por caminhoneiros em três rodovias federais, que já completou uma semana. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, oito trechos foram bloqueados na BR-163/364 em Cuiabá, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sorriso, Sinop e em dois pontos de Diamantino. Além de dois pontos na BR-070, em Primavera do Leste.