Os proprietários de veículos apreendidos e que estão no pátio da Circunscrição Regional de Trânsito de Sinop (Ciretran) têm até o dia 21 do próximo mês para fazer a quitação dos débitos referentes a impostos atrasados e retirá-los do local para que não sejam comercializados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), através de leilão. A data exata da venda ainda não foi divulgada, mas a estimativa é que ocorra entre o final do mês que vem e o início de abril.
De acordo com o diretor da Ciretran, Mauro Rodrigues de Lima, atualmente há cerca de dois mil veículos apreendidos em Sinop, entre carros e motos. A estimativa é que pelo menos 634 sejam leiloados.
Conforme Só Notícias já informou, o leilão será o segundo no Estado, a ser realizado este ano. O primeiro ocorrerá em Cuiabá, no dia 13 do próximo mês. Serão vendidos 220 carros e motos, na sede da autarquia, que fica na avenida Doutor Hélio Ribeiro, no Centro Político Administrativo, a partir das 8h.
Além de Cuiabá e Sinop, devem ser comercializados veículos em Rondonópolis (abril), Barra do Garças (maio) e Cáceres (junho). As datas ainda não foram definidas.
Atualmente, existem 5.448 veículos apreendidos no Estado e, de acordo com o Detran, não será comercializada uma quantidade maior, este ano, porque é a primeira vez em que um novo sistema será implantado, o que requer “cuidado”. A partir de agora, o processo obedecerá uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que, entre outras coisas, prevê mais agilidade na comercialização de carros, apreendidos há mais de 90 dias.
O último procedimento desta natureza realizado pelo órgão ocorreu em 2011, quando 700 veículos foram vendidos, sendo 292 em Cuiabá, 204 em Rondonópolis, 166 em Jaciara e 38 em Poxoréu.