PUBLICIDADE

Sinop: diminui número de homicídios culposos em acidentes de trânsito

PUBLICIDADE

O número de homicídios culposos (quando não há intenção de matar) no trânsito caiu no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Levantamento da Delegacia Regional, com base em dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), mostra que foram 23 casos este ano. Nos seis primeiros meses do ano passado, houve 28, o que aponta uma redução de 17,8%.

Este ano, maio e março foram os meses mais violentos, com cinco casos registrados, em cada mês. Fevereiro, abril e junho aparecem em seguida, com quatro homicídios cada. Em janeiro um caso foi contabilizado. Em 2015, por outro lado, junho teve o maior número de registros (cinco). Em janeiro, foram outros seis. Abril e maio registraram cinco, cada. Março, com três registros, e fevereiro, com dois, fecham a lista.

Conforme Só Notícias já informou, caiu também o número de homicídios dolosos. No ano passado foram 28 assassinatos no primeiro semestre. Este ano, o número de homicídios caiu para 20 (redução de 28,5%). As tentativas de homicídios também tiveram redução na comparação entre 2015 e 2016. No ano passado, foram 46 nos seis primeiros meses. Este ano, foram registradas 37 (queda de 19,5%).

Por outro lado, os casos de latrocínio aumentaram. Enquanto que no ano passado apenas um roubo seguido de morte havia sido registrado no primeiro semestre, este ano são dois.

Houve ainda redução no número de roubos, furtos e estelionatos. Foram 1.742 crimes contra o patrimônio público este ano, uma redução de 29,2%, em relação aos seis primeiros meses do ano passado, quando foram contabilizados 2.462 casos. De janeiro a julho, o crime mais comum registrado foi o furto, com 1.157 ocorrências. O furto em residências teve o maior número de casos, com 481 boletins registrados. Ainda foram contabilizados 126 furtos de veículos, 115 a transeuntes (pedestres) e 2 de cargas. Outros 433 casos não se enquadraram em nenhuma destas categorias. No ano passado, foram 1.280 furtos no primeiro semestre.

A quantidade de roubos caiu consideravelmente. Enquanto nos seis primeiros meses de 2015 foram 1.001 casos, no primeiro semestre de 2016 houve 468. O relatório mostra uma redução de 53,2%. Este ano, o roubo a transeuntes teve o maior número de registros, com 217 boletins. Foram ainda outros 68 roubos de veículos, 96 em residências, 35 em estabelecimentos comerciais, 4 em transporte coletivo, 4 a instituições financeiras, 1 roubo de cargas e outros 43 casos sem classificação.

Ainda houve menos registros de estelionatos no município. Em 2015, foram 181. Já nos seis primeiros de 2016, foram 117. O relatório mostra redução de 35,3%.

Aumentou o número de casos de estupros registrados nos seis primeiros meses do ano, em relação ao primeiro semestre do ano passado. Foram 41 crimes este ano, um aumento de 70% se comparado a 2015, quando 24 foram contabilizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Reitora da UFMT toma posse em cerimônia do Ministério da Educação em Brasília

A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT),...

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE